Publicações

        

 

As Publicações da Fundação Robinson têm como objectivos gerais documentar, divulgar e promover perspectivas múltiplas sobre a Cultura e o Património de Portalegre. Como objectivo específico pretendem ser um veículo de promoção de toda a actividade científica da Fundação Robinson no desenvolvimento de estudos para uma melhor compreensão das diferentes vertentes do Espaço Robinson.

 

Os conteúdos temáticos do programa editorial são coincidentes com as diversas áreas de actividades orientadoras do projecto de reabilitação patrimonial do Espaço Robinson: história; memória; identidade; história de arte; arqueologia; património e arqueologia industrial; arquitectura; museologia; etc.    

 

       

 

Tendo em conta o programa de reabilitação em curso e como forma de divulgar as suas linhas programáticas foram definidas três séries temáticas especificas nas Publicações:

 

- a série Olhares tem como objectivo acolher e divulgar trabalhos que incidam sobre as hipóteses de criação artística contemporânea a partir do Espaço Robinson, tendo sido já publicadas as séries “Olhar de fotógrafos” e “Olhar de pintores”.

 

- a série Perguntas, projectada a partir dos seminários e reuniões públicas de discussão em torno das temáticas gerais e específicas do plano de reabilitação em curso, compila hipóteses e linhas de investigação lançadas sobre vários especialistas focando a necessidade de estudos sobre as realidades patrimoniais do Espaço Robinson: a Igreja e o Convento de São Francisco e a Fábrica Robinson.

 

- a série Rede de Património de Portalegre tem como objectivo divulgar os vários projectos estruturantes nas áreas culturais e patrimoniais para o concelho de Portalegre estabelecidos em protocolo entre a Fundação Robinson e a Câmara Municipal de Portalegre.

 

        

 

Com um historial de 7 anos de edição as Publicações da Fundação Robinson assumem-se como uma publicação de elevada qualidade gráfica, com forte impacto visual e dimensão linguística transfronteiriça e internacional. Consulte e faça o download da versão electrónica das Publicações da Fundação Robinson no  menu Consulta e Pesquisa