Arquivo Robinson

A família Robinson deixou a Portalegre um importante legado que merece ser valorizado e relembrado. A Fundação Robinson pretende recuperar essa memória e, nesse sentido, através do Projecto ArqRob, visa fixar corpos documentais relativos ao percurso da família Robinson e da sua fábrica de cortiça. Por conseguinte, vários corpos documentais estão a ser consultados em busca de informações precisas sobre os Robinson. O Arquivo Distrital de Portalegre é um dos locais de pesquisa, uma vez que aí se encontra depositado o fundo dos Cartórios Notariais dos vários concelhos do distrito, que através dos livros de notas dos tabeliães nos fornecem um alargado conjunto de documentos para a constituição do arquivo virtual da Fundação Robinson.

Objectivos

A missão do ArqRob passa pela preservação e difusão da documentação oral e escrita, seja manuscrita ou impressa, bem como de outras colecções de artefactos que testemunhem a memória da fábrica Robinson, da industrialização e da cidade de Portalegre.

Pretende-se permitir a investigação e disponibilização online de documentos, para benefício dos investigadores nacionais e estrangeiros, assim como das escolas ou dos simples curiosos.