Vista geral das Abóbadas

André Gonçalves © 2012. Direitos reservados.

Imprimir
Abóbadas

Espaço Cultural Multiusos e Estacionamento

“As Abóbadas”, nome atribuído ao espaço da “Trituração” no circuito de fabrico do Aglomerado Negro, era a zona correspondente ao armazenamento da cortiça em prancha e ao processo inicial de trituração da matéria-prima.

 

Actualmente, e após a sua reabilitação, funciona como espaço cultural que faz parte do percurso expositivo fabril e espaço multiusos para a realização de festivais, concertos e espectáculos ao ar livre. Dada as características deste equipamento a sua utilização ao longo do ano é necessariamente pontual, pelo que se procurou tornar o espaço utilizável durante todo o ano como parque de estacionamento.

 

Esta dupla funcionalidade surge quase de forma natural atendendo às especificidades destas amplas naves industriais. A sua adaptação a parque de estacionamento complementa a estratégia de abertura do perímetro da fábrica à cidade através de uma rua que já é utilizada pelos vários serviços que ali funcionam, como são disso exemplo os utentes da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.