Rosa Reis, 2009 © Direitos reservados

Pormenor dos equipamentos industrias do Aglomerado Branco

Associações Culturais

A zona de produção do Aglomerado Branco está destinada a ser a nova sede das associações de carácter cultural de Portalegre: Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório Regional de Música; Associação Juvenil Verdade; Sociedade Musical Euterpe; “O Semeador”, grupo de cantares tradicionais; Orfeão de Portalegre; Grupo Folclórico e Cultural da Boavista; e Teatro de Portalegre – os “Novos Habitantes” do Espaço Robinson. A integração do património arqueológico-industrial está a ser acautelada pelo estudo e inventariação dos elementos aí presentes. Os espaços serão adaptados para responder às necessidades espaciais e técnicas das diversas associações mas coexistirão com a memória industrial, com as máquinas e as histórias, e quem circular pelos espaços poderá saber mais sobre esse passado industrial enquanto assiste aos ensaios, performances...

PROJECTO NOVOS HABITANTES