Dia Robinson

Procurou-se desde logo, na programação da Fundação Robinson, eleger um dia capaz de fixar atenções sobre as dimensões de desempenho humano próximas da Fundação. Por um acaso, e o acaso faz parte da História, há um dia que reúne todas e mais algumas capacidades de ser emblemático e detentor em si de uma dinâmica de Cultura.

O dia, 17 de Setembro, corresponde ao nascimento em Portalegre do primeiro Robinson com dimensão histórica, George Wheelhouse Robinson (1857), o grande organizador da firma e construtor das realidades fabris potenciadoras de produção de qualidade e de riqueza. Mas o dia 17 de Setembro corresponde ainda ao dia em que, em 1901, nasceu o professor José Maria dos Reis Pereira, o marcante e inultrapassável autor da Toada de Portalegre, o escritor José Régio.

Pensou-se esta data, procurando fazer deste dia um ato de cultura, juntando nele uma permanência de memória, José Régio, com uma novidade dinâmica, mas não memorial, George Wheelhouse Robinson, os Robinson, a Fábrica, a Fundação Robinson.

DIA ROBINSON 2007

DIA ROBINSON 2008