Imprimir
São Francisco

Com projecto do Arquitecto Cândido Chuva Gomes, o Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco é um espaço cultural com dimensão museológica que se integra no plano de reabilitação arquitectónica e paisagística do Espaço Robinson. A intervenção visou a recuperação das estruturas da antiga igreja conventual e o restauro dos vários elementos de revestimento e escultóricos, que contemplam técnicas e artes que vão desde o século XIII ao século XX.


Nesta nova situação de gestão e integração patrimonial foram delineadas três valências fundamentais ao nível da oferta cultural. Primeiro, o potencial pedagógico do edificado religioso que encerra em si sobreposições artísticas e justaposições estilísticas de várias épocas, permitindo ao visitante percepcionar o espaço e perceber os vários momentos da sua construção – o que poderíamos simplesmente definir como igreja “museu”.

 

Soma-se uma nova função expositiva do espaço que irá permitir preencher a nave da antiga igreja com exposições temporárias de diferentes temáticas. Esta dimensão museológica é reforçada com a instalação de uma importante colecção de arte sacra na zona de ampliação da igreja – a Colecção Sequeira.