Educação

A Fundação Robinson, na génese da sua constituição, incluiu a Educação como objectivo específico no âmbito das suas funções. Nesse sentido, a construção de um Projecto Educativo obedece aos desígnios da instituição que pretende fixar as bases de uma programação educativa capaz de abranger todas as suas áreas de intervenção e de alcançar um público diversificado.

O projecto de reabilitação, da Fábrica Robinson, promove a revitalização do Património através da recuperação e adequação de espaços culturais, da sua promoção, colocando-os ao serviço da educação, da formação e do conhecimento. Nas suas linhas programáticas cruzam-se áreas temáticas diversas, como a arquitectura, a história, a arte, a arqueologia, a indústria, o design, o ambiente, a cidadania, etc. O Espaço Robinson, na cidade de Portalegre, surge como um espaço que propõe novas formas de participação cultural. É neste contexto que estamos a construir um Projecto Educativo para o Espaço Robinson.

Preservando sempre o Conhecimento como fulcro da nossa acção, começámos a construção do nosso Projecto Educativo com uma parceria privilegiada – as Escolas. O objectivo deste plano de acção é o desenvolvimento de actividades que estimulem as aprendizagens, em contexto não formal, de uma forma construtiva, crítica, inclusiva e criativa. Pretendemos, paulatinamente, alargar e delinear um conjunto de práticas e actividades educativas que possam abranger outros segmentos de públicos, com o objectivo de proporcionar o acesso e fruição de bens culturais.

O Espaço Robinson reinventa-se como Espaço Educativo numa dinâmica que pretende contribuir para a formação sociocultural de cada indivíduo, em contexto escolar e não escolar, a partir das Artes, da Cultura e do Património.